RUA ACÁCIO PAIVA Nº27 R/C 1700-004 LISBOA-PORTUGAL
GERAL@APPLETONSQUARE.PT | WWW.APPLETONSQUARE.PT
TEL.: +351 210 993 660
 
 
       
Próximo
Next
Anterior
Previous
         
     
UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DO CINEMA



Objectivos
Desde o seu nascimento oficial, em 1895, até aos dias de hoje, o Cinema passou de uma mera curiosidade de feira, à mais popular das artes. Através de imagens
e sons, criaram-se ficções que condicionaram comportamentos e estabeleceram padrões morais e civilizacionais ao longo dos anos.  
Pretende-se com este curso uma abordagem à história do cinema em onze sessões, mostrando a sua evolução e os seus principais momentos de ruptura,
mas dando simultaneamente aos alunos uma noção dos condicionalismos
históricos e culturais, mas também económicos, legais, políticos e tecnológicos
que marcaram a evolução das imagens em movimento ao longo de mais de
um século.

•A História do Cinema como a História das relações entre os USA, onde o cinema sempre foi considerado uma “fábrica de sonhos”, e a Europa, onde o cinema sempre foi considerado a “7ª Arte”.

•A História do Cinema como a História do equilíbrio entre produtores e realizadores: entre as exigências da produção industrial e a as exigências artísticas.

•Desde a hegemonia dos estúdios, na Hollywood dos anos 30, à eclosão do
neo-realismo nos finais da II Guerra e da Nouvelle Vague na França Gaulista,
assim como o aparecimento da nova geração de Hollywood nos anos 70, as novas formas de contar histórias através do cinema estão sempre ligadas às condições políticas, económicas e culturais, mas também aos avanços técnicos de cada
época (o som, a cor, os novos formatos, o digital).

•A História do cinema altera-se profundamente com o aparecimento da TV; e,
a partir dos anos 50, é indissociável da relação com o pequeno ecrã: a TV e posteriormente o Vídeo revolucionaram por completo a “7ª Arte”. Da relação inicialmente conflituosa, passa-se, nos anos 70, à aceitação do “pequeno ecrã” como um elemento fundamental na economia do cinema.


Visionamento de filme*
Selecção por António-Pedro Vasconcelos e Miguel Simal
[Início às 21h30, antecedido por coffee-break)


Coordenação/ Formação
António-Pedro Vasconcelos e Miguel Simal


Nº máximo de participantes: 30


Horário
2ªfeira das 18.30 às 21.00 (coffee-break)


Preço
175€ (IVA incluído à taxa legal em vigor)
Desconto 10% para estudantes, maiores de 65 anos e grupos
de pelo menos cinco inscrições feitas em simultâneo

(Possibilidade de pagamento em duas fases)

Inscrições
Mail: cursos@appletonsquare.pt
Morada: Rua Acácio Paiva, 27, r/c, 1700-004 Lisboa
Telefone: +351 210993660, das 14h às 19h
As inscrições podem ser feitas por qualquer dos meios acima indicados.

As inscrições podem ser feitas por qualquer um dos meios
acima indicados.
A anulação, com devolução do valor da inscrição, só será
efectuada se a Appleton Square for informada até 2 dias úteis
antes do início da actividade.



Transportes
Metro Alvalade;
Autocarros - Av. de Roma (Escola Eugénio dos Santos):
767, 755, 7, 35;
Av. Rio de Janeiro (Bombeiros): 17, 44
Av. do Brasil (LNEC): 17
Av. do Brasil (Hospital Júlio de Matos): 31, 750, 44
Av. da Igreja: 21, 755





  Programa

Sessão I / 06 Fevereiro
A Origem do cinema e os seus pioneiros
“O cinema começou por não existir”
O Kinetograph de Thomas Edison
Os Irmãos Lumiere
Porter e Meliés: os Aventureiros da Ficção
*visionamento 'Pamplinas Maquinista'

Sessão II / 13 Fevereiro
O Nascimento de Hollywood /
O Burlesco e os Grandes Mestres do Cinema Mudo

Charlie Chaplin Vs Buster Keaton
O Génios indomáveis de D.W. Gryffith e Eric Von Stroheim
Irving Thalberg e o inicio da “Era dos Estúdios”. 
*visionamento 'O Ultimo dos Homens'

Sessão III / 20 Fevereiro
A Revolução Europeia / Cinema Soviético e o Expressionismo Alemão
O Cinema Verdade Soviético
A Importância da montagem e a arte ao serviço do cinema
A realização sem limites de Murnau
*visionamento 'Scarface'

Sessão IV / 27 Fevereiro
A Era dos Estudios e o Inicio do Cinema Sonoro I
A Grande depressão e o “New Deal” de Roosevelt.
As pressões da Censura e o Código Hayes 
“Garbo talks”: O aparecimento do Cinema Sonoro
*visionamento 'Serenata à Chuva'

Sessão V / 05 Março
A Era dos Estudios e o Inicio do Cinema Sonoro II
O surgimento dos géneros cinematográficos
As Produtoras “Majors” e as suas diferenças
O Mundo Fantástico de Walt Disney
*visionamento 'Roma, Cidade Aberta'

Sessão VI / 12 Março
O Neo-Realismo Italiano
Roberto Rosselini: O Pai do Neo-Realismo
Vittorio de Sica
O triunfo na América do Cinema Italiano
*visionamento 'O Crepúsculo dos Deuses'

Sessão VII / 19 Março
Anos 50 / O cinema Americano do Pós-Guerra I
A nova geração. Nova Iorque. 
A esquerda americana.
“A caça às bruxas”. 
O Desafio ao Código Hayes
*visionamento 'O Homem do braço de Ouro'

Sessão VIII / 26 Março
Anos 50 / O Cinema Americano do Pós-Guerra II
Os “autores”.
O Aparecimento TV.
O princípio do fim da Era dos Estúdios
*visionamento 'O Acossado'

Sessão IX / 02 Abril
A Nouvelle Vague Francesa
O aparecimento da Cinemateca
O olhar crítico dos Cahiers do Cinema
A revolução dos Jovens Turcos
*visionamento 'Bonnie & Clyde'

Sessão X / 09 Abril
Anos 70 / USA
A geração pós-Vietnam
A era de todos os excessos
O triunfo do Blockbuster
*visionamento 'Rio Bravo'

Sessão XI / 16 Abrill
Alguns autores solitários
*visionamento 'Madame de…'


PDF

Ficha de inscrição

















appleton square © 2007-2015

MECENAS HCI/HTECNIC E CT-COBERT TELHAS